QUEM SOMOS?

Andréia dos Santos

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Doutora no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, acidentes de trânsito, estudo e educação, criminalidade, justiça e violência. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica PUC Minas.

Carolina Coelho

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estagiária Jurídica na Defensoria Pública de Minas Gerais. Pesquisadora e extensionista na área de Direitos Humanos.

Fernanda Lemos

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora na área de Teoria do Estado e Direito Empresarial. Estagiária Jurídica no Banco Mercantil do Brasil. Conselheira fiscal suplente na Fundação Educacional e Cultural Metropolitana de Belo Horizonte. Tem experiência na pesquisa em Teoria do Estado e Infância e Adolescência.


Fernando Gonçalves Rodrigues

Mestre em Direito Administrativo. Foi procurador geral do Município de Betim (1997-2000), assessor Jurídico da Transbetim-Empresa Municipal de Transporte e Trânsito (1994/96 e 2009/12), procurador geral do município de Juatuba (2002/08), consultor do IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal em Minas Gerais (2001/05) e consultor jurídico no PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2003/4). Advoga na área do direito público e se dedica a vida acadêmica na coordenação colegiada do curso de graduação em direito da PUC Minas/Betim, onde é professor titular de Direito Administrativo e de Teoria da Norma e do Ordenamento, desde 1999 e integra grupos voltados para a pesquisa em direito urbanístico, mobilidade urbana e governança pública.


Jane Querido Hernandes

Graduou-se em Serviço Social e é especialista em Elaboração de Projetos Sociais. Foi Assistente Social da APROMIV (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice) e Assistente Social do Colégio Santo Antonio, além de Coordenadora do Departamento de Serviço Social e Projetos Sociais da Casa de Santo Antonio, em Belo Horizonte. Jane também atuou como Coordenadora dos Eventos do Município de Betim, dentre eles a Feira da Paz e o projeto Betim Rural.


Joelcio Fernandes

Professor de Educação Física (UFMG-1990), Mestre e Doutor em Educação (UFMG -2003/2012). Docência na Educação básica nos segmentos público e privado (1992 a 2007). Docência no Ensino superior (PUC Minas - 2008 até os dias atuais). Participação em Grupos de Estudos e Pesquisa (PUC Minas 2010 até os dias atuais). Áreas de interesse: educação (ensino básico e superior), direitos de crianças e adolescentes, história da Educação e da educação Física.

Jose Luiz Fazzi

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1976), com habilitação em Filosofia e Psicologia, graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (1996) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2007), atuando principalmente na educação de jovens e adultos e na formação sindical.

Lucimar Magalhães de Albuquerque

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1995, especialista em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1996 e Formação em Psicodrama Aplicado pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia Dinâmica de Grupo e Psicodrama em 1997. Mestre (2000) em Ciências e Valores Humanos pela Universidade de Uberaba e Mestre (2007) e Doutora (2016) em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Desenvolvimento Comunitário e Terceiro Setor. Atualmente é professora na Faculdade de Psicologia e na Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora na Pós-Graduação do Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Membro da diretoria da Fundação Metropolitana desde 2010, tendo hoje a função de Presidente.

Milton Tavares

Milton Tavares Campos é economista e tem atuado na Fundação Metropolitana desde a sua fundação, sendo atualmente seu diretor administrativo. Ele coordenou o programa Luz para Todos em Minas Gerais, levando energia para mais de 200 mil famílias do estado, entre 2004 e 2007, além de ter coordenado o orçamento participativo estadual de Minas Gerais, em 1999. Milton foi também Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Auditor Geral do Município e Secretário da Fazenda do município de Betim, além de Secretário Adjunto de Planejamento de Minas Gerais.

Paulo Speller

Graduado em Psicologia pela Universidad Veracruzana (1972), mestre em Psicologia pela Universidad Nacional Autónoma do México (1976) e doutor em Government (Ciência Política) pela University of Essex (1988). Docente em dedicação exclusiva do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Diretor do Instituto de Educação da UFMT (1992-1997). Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso pelo período de 2000 a 2008. Conselheiro do comitê assessor para a realização da Conferência Mundial de Educação Superior (CME) da UNESCO- edição 2009.

Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES / Presidência da República, representante da sociedade civil (2010-2013). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, com mandato 2008-2012; Presidente da referida Câmara (CES) no período 2010-2012. Presidente da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB - vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) (2008-2010). Reitor pro tempore da UNILAB (Port. MEC nº 936, de 21/07/2010) de agosto de 2010 a março de 2013. Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) (Port. MEC n° 212, de 26/03/2013) de 2013-2014. Comendador da Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ? 17/06/2013. Titular da Cátedra UNITWIN/UNESCO Educação e Inovação para Cooperação Solidária. Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos para o período de 2015? 2018. Tem experiência na área de Educação e Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, política educacional, currículo e fundamentos da educação.

Rita de Cassia Fazzi

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2000). Foi professora adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais até 2019. De 2003 a 2017 foi diretora do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), desenvolvendo pesquisa extensionista e capacitação voltadas para a temática dos direitos da infância, adolescência e da juventude, sendo vinculado à Pró-reitora de Extensão da PUC Minas. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Relações Raciais, Sociologia da Infância, Sociologia do Direito e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito racial-infância, estereótipos raciais na infância, classificação racial, trabalho infantil, direitos de crianças e adolescentes, relação direito e sociedade e teoria sociológica.


Sânia Maria Campos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Foi durante 27 anos servidora pública efetiva da Prefeitura Municipal de Betim. De 2004 a 2019, professora assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura e juventude, monitoramento de planos, políticas públicas e juventude, juventude e trabalho e juventude e sociedade. Foi membro do Conselho Técnico do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), vinculado à Pró-reitora de Extensão da PUC Minas.

Tatiane Cristina Reis Barbosa

Mestre em Ensino de Ciências - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Educadora e Professora de Ciências e Biologia com mais de 20 anos de atuação na Educação. Educadora Ambiental com atuação e prática em: Coordenação de Projeto; Elaboração de cursos; Formação de Professores; Produção de Materiais Didáticos; Mobilização social e Implantação de Agenda 21 Local.