CURSOS

Prosas já realizadas

Estatuto da Criança e do Adolescente: desafios para efetivar o direito à convivência familiar

Realizada em 26 de julho de 2021, a prosa abordou os desafios que ainda existem nesses 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nela contamos também um pouco sobre as pesquisas que integram o livro recém lançado, organizado pelo Marcelo de Mello Vieira, cujo título é "Direitos da Criança e do Adolescente: desafios para a efetivação do direito à convivência familiar".

Agradecemos à Karina Lemos, Marcelo Vieira, Rita Fazzi e Sânia Campos pelas belíssimas contribuições, que nos enchem de esperança e inspiração para seguir em busca de uma realidade mais justa para as crianças e adolescentes de nossa terra.

Confira a prosa: https://www.youtube.com/watch?v=Gja0oRQxC7o
Baixe o artigo escrito pelo nosso núcleo:
https://bit.ly/2WLg5Rt
Adquira o livro completo:
www.editoradplacido.com.br

Educação: Lições de Cidadania

Realizada no dia 14 de dezembro de 2020, o objetivo desta prosa foi contribuir com a reflexão sobre a educação, apontando os desafios e as possibilidades de repensar e avaliar a educação escolar (básica e superior) neste ano de pandemia.

O encontro contou com a participação de Paulo Speller, Professor Emérito da UFMT; Levindo Carvalho, Doutor em Educação e professor da UFMG e mediação de Tatiane Barbosa, Bióloga e mestranda em Educação pela UFOP.

Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=iYBNxIPH0OU&t=4s

500 Anos da Viagem de Circunavegação

Uma aula-show com debate e música realizada em 14 de abril de 2021.

Entremeada pelas canções de Nadia Campos, a conversa versou sobre os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a primeira já registrada.

Fernanda Pissurno e Milton Campos trouxeram história e curiosidades sobre as aventuras das grandes navegações.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=OeecxoFzMYo

Lições da Pandemia para a Educação Básica

Neste encontro, realizado em 27 de maio de 2021, contamos com as contribuições de José Pacheco (Portugal), educador, escritor e idealizador da Escola da Ponte, que foi referência mundial de um modelo de gestão democrática na educação, e de Teresa Mesquita de Paula, diretora da Escola Criativa Idade, premiada como Escola Solidária e Criativa que desenvolve práticas de educação construtivistas e freiriana na cidade de Poços de Caldas, MG.

A mediação foi feita por José Luiz Fazzi, doutor em educação pela UFMG, e por Nádia Campos, artista popular que atua como arte educadora desde 2005.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=o6scD1TWVrY&t=2945s



Participações nas redes

Participação no projeto "Tecendo o Terceiro Setor" do Centro Cultural Dona Antônia:


O Centro Cultural Dona Antônia, fundado em 2005 e atuante na região de Betim, que viabiliza a realização de projetos artísticos e culturais, convidou o Núcleo de Direitos Humanos e Educação da Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, na pessoa de sua presidente, Sânia Maria Campos, para participar de uma série de discussões no projeto "Tecendo o Terceiro Setor".

O projeto "Tecendo o Terceiro Setor" foi composto por uma série de lives na qual discutimos a organização das entidades, documentação, leis, discussão sobre o papel das OSCs e aspectos jurídicos em geral. É um conteúdo de suma importância para quem quer conhecer sobre as melhores formas de organizar e gerenciar as entidades.

As duas discussões das quais participamos foram acerca da participação das mulheres no terceiro setor e dos conselhos de políticas de políticas públicas:


O conteúdo está salvo no canal "Dona Antônia TV", no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLOMraw9t9O23ML5v1kf7q-_9Jm8Lv6rSb